Neste Blogger, pretendo dar a conhecer alguns aspectos do folclore de Baixo-Minho centrando-me no concelho de Vila Verde-Braga. Fundamentando-me na revista comemorativa dos 25 anos do Grupo Folclórico de Vila Verde, onde estão os texto que aqui vou apresentar.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Cancioneiro de Vila Verde - Braga - "Se fores à erva vai ao valadinho"

Se fores à erva vais ao valadinho,
Se fores à erva vais ao valadinho;
Ao erguer o cesto ó do ricocó 
Dá-lhe um jeitinho
Ai sim, ai não,
Meu amorzinho.
Ao erguer o cesto ó do ricocó, 
Dá-lhe um jeitinho
Ai sim, ai não
Meu amorzinho.

Meu amorzinho p'ra ti hei-de ser,
Meu amorzinho p'ra ti hei-de ser;
Ainda tenho renda ó do ricocó,
Para te manter,
Ai sim, ao não,
Meu amorzinho.
Ainda tenho renda ó do ricocó,
Para te manter
Ai sim, ao não,
Meu amorzinho.

Meu amorzinho cartas são papeis,
Meu amorzinho cartas são papeis;
Não quero que gastes ó do ricocó, 
Comigo dez reis, 
Ai sim, ai não,
Meu amorzinho.
Não quero que gastes ó do ricocó, 
Comigo dez reis, 
Ai sim, ai não,
Meu amorzinho.

Meu amorzinho anda arreliado,
Meu amorzinho anda arreliado;
Pensa que eu tenho ó do ricocó,
Outro namorado 
Ai sim, ai não,
Meu amorzinho.
Pensa que eu tenho ó do ricocó,
Outro namorado 
Ai sim, ai não,
Meu amorzinho.

Meu amorzinho ei hei-dei, hei-de ir;
Meu amorzinho ei hei-dei, hei-de ir,
Jurar a verdade ó do ricocó,
Que eu não sei mentir,
Ai sim, ao não,
Meu amorzinho. 
Jurar a verdade ó do ricocó,
Que eu não sei mentir,
Ai sim, ao não,
Meu amorzinho. 



Sem comentários:

Enviar um comentário